terça-feira, 4 de maio de 2010

Será este o fim do Flash !?

Steve Jobs estava mais do que confiante ao dizer que alternativas como o H.264 já tornaram a maioria dos vídeos na web disponível para dispositivos que não suportam Flash.

O TechCrunch conseguiu alguns números com a Encoding.com, serviço que codificou mais de 5 milhões de vídeos no último ano, incluindo vídeos para a Brightcove, MTV e MySpace. Eles chegaram a codificar aproximadamente 69% dos vídeos em Flash no ultimo ano (formatos VP6 e FLV); agora os dois formatos correspondem a apenas 26%. Enquanto o H.264 foi de 31% para 66% no mesmo perído.

A não ser que eles estejam nos enganando. Não dá pra saber em quanto o trabalho da Encoding.com domina a internet em geral, e os números não significam que vídeos em H.264 esteja substituindo, realmente (e neste exato instante), os vídeos em Flash, só que os dois estão se aproximando (quem sabe não teremos uma guerra entre os formatos, em umfuturo bem próximo). E tem mais, o próprio Flash suporta vídeos em H.264 — vejam os videos encontrados no YouTube, eles são codificados em H.264 — sem a necessidade de um player em Flash para reproduzi-los, assim como é necessário em HTML5. E claro, não vamos esquecer dos nossos amados jogos! No fim, a longevidade do Flash será determinada por sua capacidade, que é muito maior do que simplesmente reproduzir e fazer vídeos, além de varios outros motivos pelos quais o HTML5 não será o salvador da patrica (nossa querida Internet).

Mesmo assim, o presidente da Encoding.com demonstra firmeza ao acreditar que os números da empresa valem para a web como um todo. Como observado pelo TechCrunch, os vídeos do YouTube representam 40% do vídeo na internet. Se estas alternativas ao Flash vão de fato substituí-lo, esperemos para ver. [TechCrunch]


Um comentário: